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Como controlar a ansiedade: 10 passos para superar rápido

Como controlar a ansiedade, terapia RTT, hipnose
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Considerada o mal do século 21 ao lado da depressão, a ansiedade já atinge uma em cada três pessoas no mundo e no post de hoje mostramos 10 atitudes para te ajudar a como controlar a ansiedade.

Mas afinal o que é ansiedade? Sentimos aquele frio na barriga quando nos deparamos com o desconhecido, um sentimento normal, do qual temos controle. O problema é quando este sentimento passa a ser um transtorno, fora de controle que gera consequências negativas na vida de uma pessoa.

Como controlar a ansiedade: 10 passos para superar rápido

A ansiedade é um estado permanente de agitação, medo, angústia, agitação e preocupação que desencadeia reações emocionais, comportamentais e psicossomáticas no indivíduo, mesmo quando racionalmente não há motivo para tais sensações. Nossa mente é formatada para nos proteger contra o perigo, como fazíamos a milênios, então ela dispara um alerta para todo o corpo frente o perigo iminente, dizendo: prepare-se para congelar, sair correndo ou lutar. Aí você diz: “mas não vivemos mais na era das cavernas!”, porém após milênios de evolução, continuamos condicionados a fugir do perigo!

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, o Brasil lidera o ranking mundial na prevalência de transtornos de ansiedade, mais comum em mulheres do que em homens, e os números só crescem. Cerca de 25% dos brasileiros são acometidos por algum nível de ansiedade e mais de 18 milhões sofrem de transtornos crônicos.

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Quando atinge este estágio, a ansiedade impacta a qualidade de vida da pessoa e de quem está à sua volta, afeta o humor, altera os sentimentos, gera apatia e desencadeia desordens como ataques de pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo e leva à depressão.

O estresse, o estilo de vida moderno e desequilíbrios de neurotransmissores são fatores associados ao seu desencadeamento, no entanto médicos ainda não chegaram a um consenso sobre a origem da ansiedade.

Para a hipnoterapeuta inglesa e criadora da Terapia de Transformação Rápida (RTT), Marisa Peer, “nossos sentimentos resultam das palavras que dizemos para nós mesmos e das imagens que criamos em nossa mente. Por exemplo, se você sempre diz: “Tenho pavor de dentista, não entro em elevador, fico ansioso antes de subir no palco”, está inconscientemente reforçando para sua mente o comportamento.

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Para controlar a ansiedade, nosso primeiro passo é tentar controlar o comportamento, quando o correto é aprender a dominar o pensamento, porque a origem de tudo está na nossa mente e na luta entre razão e emoção, a emoção sempre vence.

O transtorno está vinculado ao medo da repetição de um trauma adquirido ou crença formada em situações na infância, que pode ter sido pontual ou recorrente. Entre as crenças causadoras da ansiedade estão:

  1. “Não sou bom o suficiente”
  2. “Preciso ser perfeito para ser bom”
  3. “Preciso ajudar, mas me sinto impotente”
  4. “Não acho que estou preparado”
  5. “Eu preciso ser igual àquela pessoa”
  6. “O que as outras pessoas pensam ou querem de mim?”

Durante uma sessão de RTT, mostramos para o cliente que o poder de gerar os sintomas físicos causados pela ansiedade é dele. O cliente percebe que quanto mais se concentra nesses sintomas, mais ele os intensifica. Ao perceber sua capacidade de criar estas manifestações, ele entende que também é capaz de desfazê-las. E ao se conectar com a raiz do problema originado na infância, atualizamos a emoção vivida para o olhar do adulto de hoje por outra emoção mais forte e, então, dá-se início ao processo de transformação.

Duas etapas são primordiais para superar a ansiedade. A primeira é descobrir quais emoções e situações levaram a pessoa a adquirir a crença na infância. E a segunda é mudar as palavras que ela diz para si mesma e as imagens que cria na sua mente. A sua mente sempre irá trabalhar para realizar o que você está pensando, por isso modifique o pensamento!

Como controlar a ansiedade: 10 passos para superar rápido

No dia a dia, quando se sentir ansioso, pratique estes hábitos que vão te ajudar a como controlar a ansiedade:

  1. Substitua a palavra “ansioso” por “empolgado, animado”, porque o sentimento de excitação é muito próximo ao da ansiedade, mas é um estado positivo.
  2. Lembre-se que tudo começa com um pensamento, mas que ele não é real, é só um pensamento. Se você imaginar que há um elefante cor de rosa no seu quarto, ele será bem real na sua imaginação e para a sua mente, o elefante realmente existe. Alinhe seu pensamento com fatos reais, ou seja, aquilo que você vê, toca, prova e sente. Seja bem claro com sua mente porque ela é altamente sugestionável.
  3. Desafie o pensamento que surge. Pergunte-se: Isso é real? Está acontecendo agora? Troque o “E se” pelo “O que é”. Observe seu entorno e aproprie-se da sua realidade. O antídoto da ansiedade não é o pensamento positivo, é o pensamento correto e preciso.
  4. Cante músicas alegres. A sua mente não consegue manter dois pensamentos conflitantes (mesma ideia do hábito 1)
  5. Feche os olhos e respire no padrão do quadrado. Inspire em 4 segundos, segure por 4, expire em 4 e segure por mais 4 segundos. Repita isso 10 vezes. Assim, você relaxa o sistema nervoso e se acalma.
  6. Faça atividade física diariamente. Reserve no seu calendário 30 minutos de exercícios diários, para liberar os hormônios bons: serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina.
  7. Ocupe-se com outra tarefa para distrair sua mente.
  8. Fuja de café e outras bebidas estimulantes porque eles ativam a ansiedade.
  9. Seja seu próprio coach. Converse consigo usando a terceira pessoa, por exemplo: “Fulano, você consegue, você se preparou bem, você está seguro”, etc.
  10. Observe seu estado emocional com regularidade. Conhecer-se e reconhecer quando a ansiedade começa a surgir é importante para não deixá-la evoluir.
Por fim, eu não gosto do termo “controlar a ansiedade”, porque existe outra regra da mente: “Tudo que você resiste, persiste.” Quanto mais você se esforça para “controlar a ansiedade”, mais você se concentra nela. Por isso as práticas acima vão te ajudar a mudar a interpretação do que você está sentindo e de como você passará a encarar cada situação.

A Terapia de Transformação Rápida – RTT©, é um tratamento focado na solução de problemas físicos, mentais e emocionais, que une os melhores princípios da neurociência, hipnoterapia, psicoterapia, PNL e Terapia Cognitiva Comportamental criada pela inglesa Marisa Peer e aplicada sob licença no Brasil por Adriana Lage, a única terapeuta recomendada pelo site oficial da terapia RTT no Brasil.

Tem dúvida ou quer saber mais? Veja como a Terapia RTT funciona neste link.

Ou clique no botão abaixo para agendar uma pré-entrevista com Adriana Lage.

O artigo “Como controlar a ansiedade” você leu primeiro aqui na Dalandê, Liberta Vidas, Transforma Pessoas

Tags: ansiedade, depressão, hipnose, como tratar ansiedade, como controlar a ansiedade

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